Teimosia

Padrão

Sara,

Não sei se a teimosia é algo que se herda através dos genes e como há vários teimosos na família, acho por bem escrever-te esta carta para te explicar que a teimosia em doses certas, pode levar-te a conquistar tudo o que quiseres, mas se for em exagero pode fazer com que percas tudo aquilo que mais queres e precisas.
A teimosia,quando é irmã da persistência, é uma qualidade a preservar. Quem persiste naquilo que quer e nos seus sonhos, pode torná-los reais. Persistência doseada com alguma inteligência é uma arma pacífica que conquista muitos castelos e reinos de encantar.
A teimosia, quando é prima da obstinação, não leva a lado nenhum e é irritante para as outras pessoas que lidam com ela. Ser obstinado é teimar em seguir sempre pelo mesmo caminho mesmo sem olhar os sinais que dizem para mudar de direcção, nem ouvindo quem os aconselha a tentar algo de novo. Ser obstinado não tem a ver com não querer desistir, tem a ver com uma certa insistência no orgulho, no achar que se tem razão, absolutamente razão e não ceder ao que os outros dizem. Nem sempre é por arrogância ou falta de humildade, é uma extrema dificuldade em dar o braço a torcer, a reconhecer que se pode enganar e que de vez em quando é preciso a ajuda externa de alguém para prosseguir.
Pensar no que se errou, não é dar parte de fraco, é ser-se inteligente porque se tenta ver o problema por outra perspectiva. Por exemplo, se todos dizem que precisas de ter cuidado com a tua alimentação porque as tuas análises estão más, teimares em alimentares-te da mesma forma só vai beneficiar o teu orgulho em detrimento do teu corpo. Se várias pessoas dizem que tens o mesmo problema, o melhor é tentares abrir a tua mente e ver se não estás cega devido às tuas crenças e saberes. Ouvir o que os outros dizem é sinal de maturidade, não de fraqueza e saber distinguir as opiniões sensatas das disparatadas é sabedoria.
Filha, espero que o gene da teimosia, se ele existe, não te faça perder sonhos, amigos e que não te corte as asas no dia em que quiseres voar. E se, por acaso, o tiveres, cá estarei para tentar abrir-te os olhos para outras realidades.
Adoro-te!
07.01.2013

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s